Questões sobre envenenar o poço

O que caracteriza a falácia de envenenar o poço?
Quando alguém responde a uma crítica ad hominem com outro ataque pessoal mas forte, sem lidar diretamente com o argumento.
Quando a credibilidade de uma pessoa é questionada porque se afirma que ela não é imparcial e defende um tema por vantagens ou características pessoais.
Quando um argumento é desconsiderado porque o orador ataca o caráter moral, sua ética, da pessoa sem discutir o mérito da questão.
Quando o oponente é criticado por inconsistências em sua formação acadêmica, desconsiderando a relevância do conteúdo discutido.

Mulher: Eu defendo a legalização do aborto porque acredito que as mulheres devem ter o direito de escolher o que fazer com seus próprios corpos.

Homem: Você só pensa assim porque quer fazer um aborto para evitar responsabilidades. Suas opiniões são claramente tendenciosas.

Mulher: E você é contra o aborto porque é homem e nunca vai entender o que é passar por uma gravidez indesejada. Sua posição ignora completamente a realidade das mulheres.

Qual dos participantes do debate utiliza uma falácia de envenenar o poço?
Apenas o homem utiliza a falácia de envenenar o poço, porque ele acusa a mulher de querer fazer um aborto para evitar responsabilidades, atacando sua credibilidade para opinar sobre o assunto.
Nenhum dos participantes utiliza a falácia de envenenar o poço, porque ambos estão focados nos argumentos sobre o aborto sem fazer ataques pessoais.
Apenas a mulher utiliza a falácia de envenenar o poço, porque ela afirma que o homem é incapaz de entender uma gravidez indesejada por ser homem, o que fará com que tenha uma opinião parcial no assunto.
Ambos os participantes utilizam a falácia de envenenar o poço, porque cada um ataca a imparcialidade do outro com base em circunstâncias pessoais, sem abordar os argumentos apresentados.
Por que a falácia que ataca a imparcialidade do argumentador, acusando-o de tendencioso em virtude de alguma circunstância pessoal, é chamada de "envenenar o poço"?
Porque reflete uma abordagem que contamina a lógica do argumento com erros estruturais, tornando-o inválido, assim como um poço contaminado torna a água imprópria.
Porque utiliza informações irrelevantes para desviar a atenção do público, similar a adicionar substâncias estranhas à água de um poço para causar suspeita de adulteração em quem a consome.
Porque consiste em introduzir argumentos complexos e confusos que "envenenam" o debate, dificultando a compreensão dos pontos principais.
Porque envolve desacreditar antecipadamente a fonte das informações, como envenenar um poço antes de alguém beber dele, tornando tudo o que o argumentador diz suspeito.

Durante um debate sobre a indústria farmacêutica, um participante afirma que os altos preços dos medicamentos são justificados pelos elevados custos de pesquisa e desenvolvimento e apresenta alguns dados para demostrar esse ponto. Outro participante responde: "Você trabalha para uma grande empresa farmacêutica, então, obviamente, vai defender os altos preços dos remédios."

Esse argumento pode ser considerado um exemplo de envenenar o poço falacioso porque:
Refuta o argumento inicial apresentando dados falsos para contradizer os supostos custos elevados de pesquisa e desenvolvimento.
Questiona a validade do argumento ao solicitar transparência sobre os custos envolvidos na produção de medicamentos.
Acusa a pessoa de ser tendenciosa, sugerindo que ela não tem credibilidade para falar sobre o tema devido ao seu vínculo com a indústria.
Evidencia um conflito de interesses, indicando que o debatedor pode ter informações privilegiadas sobre o tema, o que torna o debate injusto.